Projetos

Conheça nossos

Projetos Parceiros

Apadrinhamento Afetivo - Projeto em Execução

Em parceria com o Aconchego – Grupo de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária é ofertado aos nossos adolescentes com chances remotas de retorno a família de origem ou adoção, a construção de laços afetivos com padrinhos e madrinhas priorizando e fortalecendo os vínculos em um espaço de segurança e confiança entre ambos, permitindo a estes adolescentes o convívio na sociedade civil.

 

 

Para se tornar um padrinho ou madrinha afetivo acesse o site www.aconchegodf.org.br

e saiba mais.

Irmão Mais Velho - Projeto em Execução

Direcionados às crianças e os adolescentes da Entidade, visa à convivência comunitária, a construção de vínculos afetivos e a formação de redes sociais, através da troca de experiências, atividades culturais, objetivando a promoção do desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade social.

 

Para conhecer o Programa Irmão Mais Velho, acesse o site www.aconchegodf.org.br e saiba mais.

Grupo Multifamiliar

Pensando nas crianças e adolescentes, surgiu a necessidade de criar um Grupo Multifamiliar, objetivando a comunicação entre as Famílias assistidas pela entidade e a Equipe Técnica, favorecendo a comunicação e a troca de experiências, possibilitando a reflexão sobre as relações familiares e o acolhimento institucional.

 

 

Constitui uma importante estratégia para fortalecer os vínculos afetivos entre a família e a criança/adolescente, em um espaço para trocas de experiências, reflexões e discussões, motivando o convívio familiar e a manutenção e o fortalecimento de vínculos entre as partes.

Encontros Sistemáticos de Cuidadoras Sociais

O cuidado com nossas crianças e adolescentes é um dos principais objetivos do Lar de São José. Através do cuidado é possível construir uma cultura digna e solidária no processo de formação dos nossos acolhidos.

O encontro de Cuidadores Sociais da Entidade foi elaborada pela Equipe Técnica com o objetivo de esclarecer e atualizar nossas colaboradoras no que tange o contexto da realidade do serviço de acolhimento, proporcionando palestras, roda de conversas, debates entre outros, de temas ligados a criança, adolescência e juventude.

Reintegração Social

Nos últimos 03 anos o acolhimento de adolescentes acima de 14 anos, tem se tornado freqüente em todo Brasil. A estimativa é que existe uma média de 8.738 crianças e adolescentes nos abrigos de todo o país. Destes aproximadamente 339 crianças e adolescentes estão em Acolhimento Institucional no Distrito Federal e 155 são adolescentes.

O Lar de São José encaminha os adolescentes a partir de 14 anos, para cursos de capacitação e profissionalização e programas de aprendizagem “Jovem Aprendiz”, promovendo aos adolescentes acolhidos sem perspectiva de reintegração familiar e/ou adoção, uma reintegração social e exercício pleno de uma vida saudável fora do serviço de acolhimento.

Após a inserção do adolescente no mercado de trabalho a Equipe Técnica (Assistentes Sociais, Psicólogos e Pedagogos), auxilia e acompanha o desenvolvimento do acolhido em seu novo ofício, incentivando-o sobre a importância da economia e a “Poupança Legal”, possibilitando que este tenha uma vida independente e autônoma após sua reintegração social por maioridade.

SE VOCÊ É UM EMPRESÁRIO E TRABALHA COM A REDE DE APRENDIZAGEM “JOVEM APRENDIZ” ENTRE EM CONTATO CONOSCO E TORNE UM AMIGO/PARCEIRO DO LAR DE SÃO JOSÉ.

Projeto #tamojunto

O “Projeto #tamojunto” foi criado no ano de 2016, mediante a percepção dos profissionais da entidade (Psicólogos, Pedagogos, Assistentes Sociais), que identificaram nos adolescentes a partir de 16 anos, baixa escolaridade, evasão escolar, falta de interesse para resolver suas questões pessoais e principalmente motivação para exercer uma vida saudável e autônoma.

Os encontros acontecem mensalmente e tem como objetivo preparar estes jovens para uma vida promissora além dos muros institucionais para que estes consigam estabelecer uma relação sadia com a comunidade local.

A cada encontro são realizadas palestras e debates interativos que propiciam o desenvolvimento destes jovens com temas atuais sugeridos por estes e que na sua maioria são ministrados por profissionais da área da saúde, educação, educação financeira, ex-acolhidos e profissionais da área da rede socioassistencial.

SE VOCÊ É UM PROFISSIONAL DA ÁREA DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO FINANCEIRA OU DA REDE SOCIOASSISTENCIAL E TEM AFINIDADE NO TRABALHO COM ADOLESCENTES, ENTRE EM CONTATO CONOSCO E TORNE UM AMIGO/PARCEIRO DO LAR DE SÃO JOSÉ.

Educação e Profissionalização

São muitos os problemas que estão presentes na Educação Brasileira. De acordo com IBGE, cerca de aproximadamente 1,7 milhões de jovens entre 15 e 17 anos deixaram a escola sem concluir os estudos, dos quais 52% não concluíram sequer o Ensino Fundamental.

Os estudos feitos com dados do IBGE e do MEC – Ministério da Educação indicam que há grupos em maior risco. “São jovens de baixa renda, que em sua maioria negros, trocam com frequência os estudos, por um trabalho precário ou meninas que ficam grávidas já na adolescência”, diz o texto, que acrescenta: “Entender o perfil do jovem que evade da escola e identificar os momentos em que esse movimento é mais provável são ações importantes a serem realizadas pelos gestores de escolas e dos sistemas educacionais.”

O Lar de São José se preocupa e prioriza a escolarização dos acolhidos, estes frequentam a Rede Pública de Ensino nas proximidades da entidade, que oferece desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Existe uma relação de trocas e ações entre o Lar de São José e as Escolas Públicas o que viabiliza a sensibilização quanto às dificuldades apresentadas pelos alunos que estão sob medida protetiva, a partir de uma intervenção direta do setor pedagógico da entidade com a escola.

Além do mais, existe um esforço por parte da equipe técnica em inserir as crianças e adolescentes acolhidos no meio externo, promovendo assim, a inclusão social dos acolhidos na comunidade. Tal proposta tem o objetivo de trabalhar uma reintegração gradativa, além do desenvolvimento de sua autoestima e autonomia.

SE VOCÊ É UM PROFISSIONAL DA ÁREA DA EDUCAÇÃO, E TEM AFINIDADE NO TRABALHO COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES ENTRE EM CONTATO CONOSCO E TORNE UM AMIGO OU AMIGA DO LAR DE SÃO JOSÉ