Conheça a história da Raquel.
Raquel é uma adolescente com um grande sonho de vida, construir seu porto seguro a sua família! Mas hoje, com 18 anos, ela está diante do seu maior obstáculo, um muro que a separa de sua felicidade.
Para entendermos o seu desafio precisamos entender a sua origem.
Nascida em uma família humilde, teve que lidar com o abandono da mãe que por falta de condições precisou fazer o que achava certo na ocasião e entregou a sua filha para uma família que pudesse dar um futuro melhor. Raquel cresce em um lar adotivo e se desenvolve até chegar a adolescência, mas as divergências entre sua mãe adotiva e a jovem criaram muitos conflitos que culminaram na sua chegada em sua nova casa, o Lar de São José.
Por mais cativante que fosse a sua força interior, era nítida a sua falta de esperança na vida. Nós entendemos que uma pessoa sem esperança é como uma árvore seca que precisa de água, atenção e cuidados. Foi exatamente o que fizemos, abraçamos sua história e trabalhamos para que sua vida brilhasse com a chama do sucesso.
Além de proporcionarmos um lar seguro e completo, procuramos por sua família biológica. Encontramos sua mãe que já está trabalhando, mas não paramos aí. Conseguimos encontrar o seu pai que passou a visitá-la com frequência. Tudo isso deu um novo ânimo para ela, que passou a encarar a vida com mais vontade, realizando algumas conquistas importantes como: cursos profissionalizantes e a conclusão dos seus estudos no programa de Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado e Educação do DF – EJA-SEDF, onde se dedica para enfrentar a próxima etapa da vida que antecede a faculdade.
Busca por novas experiências
Buscando por mais experiência, a garota participou do projeto Jovem aprendiz que se tornou a sua chave de entrada para o grupo Pão de açúcar e assim aprendeu muitas coisas que expandiram seus horizontes, porém, o contrato de trabalho como Menor Aprendiz venceu e Raquel ficou desempregada, as vésperas de completar 18 anos. Nasce aí o seu maior sonho, construir o seu lar feliz com base no amor que sente pela vida.
Tudo estava acontecendo, sua vida finalmente estava em equilíbrio, mas como toda história de superação tem seus altos e baixos, esta não é diferente. As ligações de sua mãe juntamente com as visitas de seu pai tornaram-se cada vez mais raras e no caso dele percebemos que suas visitas aconteciam pelos constantes esforços do lar e não pelo seu interesse em sua filha. Com a família adotiva morando na Bahia, fica difícil manter um contato mais frequente devido à distância.
Claro que tudo isto mexeu com Raquel, mas ao invés de se encolher ela escolheu lutar!
Diariamente ela vai atrás de várias empresas onde deixa seus currículos. Raquel está estudando, com bom aproveitamento e frequência escolar. Além disso, vem investindo em cursos extra-curriculares que agregam mais qualidade a tudo que faz. Esta é a muralha que ela está escalando, mas com certeza conquistará a sua chance de vencer.
Tive a oportunidade de conhecer essa garota lutadora e as oportunidades q lhes é dada no Lar de São José. Parabéns Raquel e a este Lar maravilhoso que acolhe coom tanto carinho e oportunidades essas crianças e jovens. Continuo torcendo por vc. Jesus contigo.